Blockchain é uma base de dados segura partilhada através de uma rede de participantes, onde a informação atualizada está disponível a todos os participantes ao mesmo tempo.
A Blockchain é uma das principais descobertas tecnológicas das últimas décadas. Todos estão falando sobre ele, mas por baixo da conversa superficial nem sempre há uma compreensão clara do que é ou como funciona o Blockchain. Apesar da sua reputação de impenetrabilidade, a ideia básica por detrás do Blockchain é bastante simples. E tem um grande potencial para mudar as indústrias de baixo para cima.
O Blockchain é uma tecnologia que permite o compartilhamento seguro de informação. Os dados, são armazenados, e as transações são registadas em um livro chamado livro-razão. Um blockchain é um tipo de base de dados ou livro-razão distribuído, uma das principais tendências tecnológicas atuais, o que significa que o poder de atualizar um blockchain é distribuído entre os nós, ou participantes, de uma rede de informática pública ou privada. Isto é conhecido como tecnologia de livro-razão distribuído, ou DLT. Os nós são incentivados com fichas digitais ou moeda para fazer atualizações nos blockchains.
O blockchain permite o registo permanente, imutável, e transparente de dados e transações. Isto, por sua vez, torna possível a troca de qualquer coisa que tenha valor, quer se trate de um item físico ou de algo menos tangível.
Um blockchain tem uma base de dados que deve ser criptograficamente segura. Isto significa que, para acrescentar dados à base de dados, são necessárias duas chaves criptográficas: uma chave pública, que é basicamente o endereço na base de dados, e a chave privada, que é uma chave pessoal que deve ser autenticada pela rede.
Uma das mais conhecidas redes públicas de cadeias de blockchain é a do Bitcoin. Qualquer pessoa pode abrir uma carteira Bitcoin ou tornar-se um nó na rede. Outros blockchains podem ser redes privados. Estes são mais aplicáveis à fintech, onde as pessoas precisam de saber exatamente quem participa, quem tem acesso aos dados, e quem tem uma chave privada para a base de dados. Outros tipos de blockchain são as blockchains de consórcios e blockchains híbridas, ambas combinando diferentes aspectos de blockchain públicas e privadas.
No mundo do blockchain, o que é real e o que é apenas hype? E como as empresas podem utilizar o blockchain para aumentar a eficiência e criar valor?
Click aqui e veja!
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião, por favor.