As criptomoedas tem muitas funções, elas permitem comprar bens e serviços, utilizar aplicativos e jogos ou trocá-los por moeda fiduciária.
O que são as Criptomoedas?
As Criptomoedas são uma classe de bens digitais que são utilizados para vários fins. Por exemplo, o Bitcoin foi desenvolvido principalmente para ser uma forma de pagamento que não é controlada ou distribuída por um governo ou controlador central. O Ethereum permite aos programadores construir aplicações automatizadas no que ficou conhecido como Finanças Descentralizadas, já o Tether é uma moeda estável cujo valor está indexado ao dólar americano.
As Criptomoedas recebem o seu nome das técnicas criptográficas que permitem às pessoas comprá-las, vendê-las ou negociá-las com segurança sem a necessidade de um terceiro, tal como um governo ou instituições financeiras, para validar uma transação.
Porque é que as pessoas investem em Criptomoedas?
As pessoas investem em criptomoedas porque acreditam que se a procura de uma determinada moeda criptográfica aumentar, o seu valor também aumentará. Tomemos um exemplo simplificado com Bitcoin.
Teoricamente, se tanto as empresas como os consumidores considerassem a Bitcoin como uma melhor experiência de compra do que a utilização do dólar americano, o consumidor poderia converter mais do seu dinheiro de dólares para Bitcoin, fazendo mais pagamentos utilizando o Bitcoin. Se isto acontecesser em grande escala, a procura de Bitcoin aumentará, e por sua vez, o seu preço em dólares aumentará. Assim, se tivesse adquirido um Bitcoin antes dessa grande procura, poderia teoricamente vender esse Bitcoin por mais dólares americanos do que o comprou, obtendo um lucro.
Os mesmos princípios aplicam-se ao Ethereum. O Ethereum é a moeda do blockchain Ethereum, que é onde os desenvolvedores podem construir aplicações financeiras sem a necessidade de uma instituição financeira de terceiros. Os desenvolvedores devem utilizar o Ethereum para construir e executar aplicações sobre o Ethereum, por isso, teoricamente, quanto mais se constrói sobre o blockchain Ethereum, maior é a procura de Ethereum.
No entanto, é importante notar que para alguns, as criptomoedas não são investimentos. Os entusiastas do Bitcoin, por exemplo, o veem como um sistema monetário muito melhorado em relação ao nosso sistema atual e prefeririam que o utilizassemos como pagamento diário.
Como é que a Criptomoedas funciona?
As Criptomoedas são suportadas por uma tecnologia conhecida como blockchain, que mantém um registo de transações invioláveis e mantém um registo de quem possui o quê. A utilização do blockchain abordou um problema enfrentado pelas tentativas anteriores de criação de moedas puramente digitais: impedir que as pessoas façam cópias das suas participações e tentar gastá-las duas vezes.
As unidades individuais de Criptomoedas podem ser referidas como moedas ou fichas, dependendo de como são utilizadas. Algumas destinam-se a ser unidades de troca de bens e serviços, outras são lojas de valor, e algumas podem ser utilizadas para participar em programas de software específicos, tais como jogos e produtos financeiros.
Como são criadas as Criptomoedas?
Uma forma comum de criar moedas criptográficas é através de um processo conhecido como mineração, que é utilizado pelo Bitcoin. A exploração mineraria do Bitcoin pode ser um processo intensivo, no qual os computadores resolvem problemas complexos a fim de verificar a autenticidade das transações na rede. Como recompensa, os proprietários desses computadores podem receber uma nova moeda criptográfica criada. Outras Criptomoedas utilizam métodos diferentes para criar e distribuir suas moedas, e muitas têm um impacto ambiental significativamente mais leve.
Para a maioria das pessoas, a forma mais fácil de obter Criptomoedas é comprá-las, seja a uma Exchange como a maior do mundo(Binance) ou a outro utilizador.
Preços actuais da moeda criptográfica
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião, por favor.